terça-feira, 17 de julho de 2018

Carpe Diem





Tia Zozó, casada com o Marechal Martins Moura (MM), era ranzinza e desligada do seu tempo.

Até, que bateu a caçoleta.

Aos setenta e cinco anos, MM ficou viúvo; solto e alegre em prol do seu bem-estar. Mudou-se da pacata Tijuca, bairro do Rio de Janeiro, para um baita apartamento no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul da Cidade. Passou a aproveitar mais e melhor a vida, sob boa reciclagem, que se fazia necessária. Sempre foi homem de diálogo e de bom humor. Então, mesmo carregando a solidão, embora com otimismo, pouco tempo depois, conheceu Yolanda. Aí tudo mudou. Sobraram alegrias.

“Landinha”, com cinquenta e três anos, de saúde perfeita, fez com que MM vivesse bem e intensamente. O verdadeiro sangue novo a correr pelo corpo.

Viagens. Festas. Jantares finos. Reaproximação com os velhos camaradas. Jovens amigos. Diversão. Gosto apurado. Tudo nos conformes!

Como em todas as explicações há sempre um “mas”, conjunção enjoada pela negação que carrega, utilizo-a agora para dizer que MM, aos noventa anos, partiu. Teve que colocar de lado os belos e agitados tempos, para descansar de vez.

Em síntese, foram quinze anos intensos. Joviais. Felizes. Um acompanhou o outro, no que apareceu pela frente. Formaram um par perfeito.

A cada momento, o AMOR ensina que pode ser descoberto. Havendo as condições mínimas, de ritmo lento ou acelerado, ele vem ao nosso encontro, e, irrecorrivelmente, arrebata-nos, por séculos ou por minutos. Como saber?

No entanto, resta saudar e salvar:
- salve a Yolanda! Ofereceu companhia, juventude e refinamento, para ambos.
- salve o Marechal! Ofereceu experiência, suas interessantes histórias, inclusive da Segunda Guerra Mundial, descortino e recursos para a concretização dos sonhos.

Foram, enfim, um casal completo, no período em que foi possível, na maneira em que conseguiram estabelecer. Belo exemplo, praticado pelos dois, de como “colher o dia, os anos”, e patrocinado pela vontade divina.

Alfredo Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário