terça-feira, 5 de novembro de 2019

Cinema no Brasil


O tema da redação proposto pelo Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, no último domingo, 3 de novembro de 2019, suscitou texto dissertativo-argumentativo sobre a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, com ênfase para os aspectos de respeito aos direitos humanos.
Dessa forma, fazendo-me de candidato à aprovação no exame, deixo uma redação que poderia estar entre as que foram apresentadas.
“A telona é mágica! Surpreendente, mesmo! Assistir a um bom filme é fazer conexão com a cultura e com as histórias da vida.
Estamos na época em que as telinhas, mídias sociais, estão na vanguarda, contendo mais acessibilidade, o que facilita bastante aos amantes da sétima arte. Então, é natural que o cinema tradicional fique para trás.
No contexto atual, há dificuldades para que frequentemos uma sala cinematográfica. A Constituição Federal impõe o acesso à cultura, no seu artigo 23, mas faltam recursos financeiros para deslocamentos, preparo de acessos aos cadeirantes e ingressos, além da ausência das próprias salas, na maioria dos municípios brasileiros.
Com parcos recursos para as soluções básicas das famílias, uma “diversão”, como o cinema, fica em plano inferior, pois as pessoas lhe atribuem baixa prioridade.
Contudo, a chamada “diversão” reveste-se de necessidade, em função do conteúdo cultural e informativo que o cinema detém, considerando, ainda, ser um evento promocional de entretenimento e de convívio social.
A iniciativa privada atua no segmento dos espaços de cinema, mas os recursos públicos, por meio do orçamento anual, devem ser canalizados, também, no sentido de permitir maior alcance à população, principalmente a das periferias das grandes cidades do país, a das regiões Norte e Nordeste, assim como a das cidades de pequeno e médio portes.
Afinal, a cultura distribuída pelo cinema contribui para a melhora intelectual, permitindo que haja resultados positivos em outras áreas de atuação do cidadão.”

Alfredo Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário