quinta-feira, 14 de maio de 2015

Se houver necessidade


Normalmente, as famílias têm alguns personagens com posicionamentos marcantes, que acabam ditando o ritmo, fazendo a ligação entre os caminhos dos familiares, indicando ao grupo o rumo a seguir.
Prima. É um elemento-chave. De forma positiva ou negativa.
Inicialmente, apresento exemplo de uma madura e discreta professora da Língua Portuguesa, que a todos ajuda, em várias ocasiões. Reconhecida pela sensatez. Solidária contumaz. Aquela que não se esquece das datas dos parentes, presenteando com mimos criativos, muitas vezes confeccionados por ela. Frequentemente consultada, influi sobremaneira no núcleo. Leva nomes românticos, compostos, dos tipos: Maria Helena, Elizabeth Maria, Vânia Regina e Sandra Mara.
Outro exemplo traz a contrapartida da primeira situação. Trata-se de figurinha jovem, carregando inúmeros piercings, cabelo cor-de-rosa e roupas escuras e estranhas. Tipo de pessoa espaçosa, sem limites, que se atrasa para tudo e se esmera em causar, quando finalmente chega. Oferece mil desculpas esfarrapadas, sem que alguém tivesse questionado, falando pelos cotovelos. Centraliza de pronto as atenções. Acarreta inquietação. Traz dúvidas sobre os assuntos consolidados pelas pessoas.  Provoca ondas. Não inspira confiança pelas contradições e procedimentos já conhecidos. Geralmente, seus nomes são diminuídos, viram apelidos: Dri, Fê, Lu e Cla.
Sendo a prima de um jeito ou de outro, isso não é algo relevante. Se você possui uma delas ou as duas na sua família, não se alegre nem se entristeça. É perfeitamente normal! Você faz parte de uma família de fato.
Agora, se você não convive com uma nem com outra, tome tento! A coisa não anda bem arranjada na estrutura familiar. Cabe uma reflexão: é melhor tratar de conseguir uma prima. Correndo. Há uma lacuna nas suas relações mais íntimas. A falta, cedo ou tarde, será observada.
E note, não é tarefa difícil incorporar uma prima ao seu grupo. Aproveite as redes sociais. Talvez comova moça desprotegida, carente. Divulgue a necessidade. Faça um anúncio semelhante a este: ADOTA-SE PRIMA, TRATAMENTO VIP.

Alfredo Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário