quarta-feira, 6 de maio de 2015

O “pedra-noventa”

Diego é um camarada “pedra-noventa”!
E o porquê desta expressão, que cai muito bem no amigo?
Mexe e remexe, chegamos à conclusão, com a seguinte pesquisa:
=> criou-se uma história, que se mantém no tempo, de que a pessoa trabalhadora, vencedora e querida por seus méritos, de boa fama, acaba sendo chamada de “pedra-noventa”.
A origem está na “Tômbola”, jogo de loto, bastante parecido com o “Bingo”, alterando de roleta para saco, mas com 90 pedras. A virtude do jogador está em conseguir marcar exatamente a pedra de número 90, a de maior valor no jogo. Aí, ele se consagra, e passa a ser rotulado de “pedra-noventa”, gozando de prestígio.
Então, quando queremos elogiar alguém, inclusive o Diego, vale recorrer ao chamamento de “pedra-noventa”.
Está certo que há desuso no tratamento, porém, o descobrir de vários “pedras-noventa” deve ser tarefa a realizar, para o aprazimento de todos nós. Pesquise você também!

Alfredo Domingos

2 comentários:

  1. Estou devendo um texto à altura para o senhor (risos!). Um elogio desses, de alguém que me trata como um "amigo", não tem preço! Um ser que, mesmo com a aparente diferença de idade, tem uma mente de alguém tão novo, que contraria a lógica e o padrão. Um alguém que jogou Tômbola e hoje escreeve em um blog.. Um camarada que ensina diariamente as pessoas ao seu redor, não só com as palavras escritas, mas com seus gestos, suas atitudes, sua vida! Continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Diego, este espaço dá oportunidade para trocarmos ideias e colocarmos as palavras e expressões em campo. Estou fazendo jus ao nome do blog "Existe Vida nas Palavras". Algumas expressões, como esta, estão fora do uso. Então, vamos tirá-las do baú! Agradeço a sua participação na caminhada do blog. Abraço, Alfredo
    Domingos.

    ResponderExcluir