Comunicação:
Prezado colaborador,
Deixo cumprimentos pela sua brilhante participação no seminário organizado por nós. Tenho a certeza de poder contar com você para os próximos eventos.
Said Fohan - gerente
Palavras e expressões abrem portas, valorizam
as pessoas, quando empregadas na medida apropriada e no momento certo.
Mesmo as verdades mais duras podem ser ditas
na forma correta. E, além disso, devemos fazer com que o interlocutor atente
para o bom entendimento da atividade, o fraterno relacionamento e o
satisfatório resultado, em qualquer empreendimento, seja particular ou
profissional.
O estímulo funciona muito bem. A outra pessoa
sente-se prestigiada, receptora de atenção.
Relevância existe na aparência, na postura e
no conhecimento, porém, o adequado trato com as palavras é conduta essencial,
quebrando barreiras e conquistando convivência.
Chegar à situação de encorajar alguém é
fácil, simples e imediato, bastando, preliminarmente, lançar mão de poucas e
certeiras palavras.
Foram
reunidas palavras e expressões que fazem a diferença positiva, na relação
interpessoal. No entanto, a meritocracia não pode ser
abandonada. O indivíduo, em contrapartida, obriga-se a ser merecedor do tratamento
prestigioso.
Alguns exemplos:
- preciso de
você para compor a nossa equipe.
- esperava,
mesmo, tudo isso de você.
- você
obteve ganhos no rendimento do seu trabalho.
- foram
alcançados bons resultados por você.
- você
granjeou respeito.
- resiliência
é uma boa característica que você possui.
- houve
muita contribuição da sua parte.
- você foi
proativo.
- noto que você
entendeu perfeitamente.
- acreditava
que você conseguiria.
- você
conduziu ideias inovadoras.
- as suas
ações têm sido simples e objetivas, assim como as soluções.
- você sabe
aproveitar as oportunidades de capacitação.
- você
privilegia a corporação.
- espero
sempre que você dê uma palavra amiga.
Agindo em consonância com as “dicas” acima, sem
descartar outras, você, leitor, conseguirá relações agradáveis e estáveis,
permitindo satisfação aos demais integrantes dos seus grupos, e chegando a
patamares elevados no campo das atividades profissionais.
Releva considerar, regularmente, como
precaução, a máxima introduzida pela propaganda do governo britânico, durante a
Segunda Guerra Mundial, que se aplica em quase todas as ocasiões, evitando
transtornos: “Careless talk costs lives” (conversa descuidada custa vidas).
Alfredo
Domingos
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