quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Zeppelin pela primeira vez



Pelo noticiário, que se depreende do Diario de Pernambuco, do dia 23 de maio de 1930, e depoimentos dos que assistiram e documentaram, a exemplo do compositor Raul Valença, que chegou a fazer um filme, foi uma verdadeira revolução na cidade, quando da chegada daquele dirigível, após 59 horas de viagem: 

Um vivo interesse se desenhava em todos os semblantes entorno desse acontecimento destinado a marcar uma data inesquecível na vida da cidade. […] às 18 horas e 35 minutos o dirigível foi avistado no Recife e logo entrou a tocar, para divulgar a boa nova, o carrilhão do Diario de Pernambuco, cujos terraços estavam ocupados por famílias do nosso escol social. […] O Diario de Pernambuco, em sua edição do dia seguinte, às 16 horas, era já compacta a multidão de curiosos que se empilhavam nas torres das igrejas e até nos tetos das casas. – inclusive nos terraços dos edifícios mais altos: Moinho Recife, Palácio da Justiça, Diario de Pernambuco, Hotel Central, etc. No mais alto da cúpula do Palácio da Justiça, em verdadeiro esporte de equilíbrio, agrupavam-se algumas dezenas de pessoas. O terraço desta folha, já às 17 horas, estava repleto de numerosa e compacta assistência. […] 

– Chegarei pouco depois do por do sol, foi a mensagem do comandante Eckener. […] 

É ele! É ele! É uma estrela!…. , gritava o povo. Mas a dúvida em breve dissipou-se. Alguns instantes mais e a sombra branca do imenso pássaro aéreo começou a surgir e a crescer. Já eram então visíveis os dois focos de proa e popa marcando o vulto imenso que desfilava dentre as nuvens. Precisamente às dezoito e meia passava o Graf Zeppelin, mais baixo acerca de trezentos metros de altura, sobre a torre da Catedral de Olinda…. E logo começou-se a ouvir o surdo rugido das suas hélices possantes …. Mas pode mencionar-se o emocionante espetáculo da nave imensa a deslizar dentro da noite, sobre a cidade, rumando do norte ao poente, numa grande curva, direto ao Campo do Jiquiá, como se conhecesse o caminho; como uma ave retardatária que se torna ao pouso, mil vezes demandado. 

O dirigível estava sob o comando do Comandante Hugo Eckener, que, juntamente com o infante Dom Affonso de Espanha, foi saudado pelo então secretário particular do governador Estácio Coimbra, Gilberto de Mello Freyre, após a sua amarração no Campo do Jiquiá. 

Tempos do Zeppelin, na sua linha regular ligando a Europa ao Brasil e Argentina, relembrados pelos mais antigos e assim descritos na poética de “Ascenso Ferreira” (abaixo): 

“Graf Zeppelin
WZ! KDKA! UZQP! 
Alô, Zeppelin! Alô, Zeppelin! Alô, Zeppelin! 
Usted me puede dar nuevas del Zeppelin? 
Dove il Zeppelin? 
Where is the Zeppelin? 
Passou agorinha em Fernando de Noronha.
Ia fumaçando! 
Chegou em Natal! 
(Augusto Severo, acorda de teu sono, bichão!)
 Alô, Zeppelin! Alô, Zeppelin! 
Rádio, rádio, rádio! 
WZ – QPQP – GQAA... = Jiquiá! 
 – Apontou! 
– Parece uma baleia se movendo no mar! 
– Parece um navio avoando nos ares! 
– Credo, isso é invento do cão! 
– Ó coisa bonita danada! 
– Viva seu Zé Pelin! 
– Vivôôô! 
Deutschland über alles! 
Chopp! Chopp! Chopp! 
– Atracou!"

O Graf Zeppelin realizou 63 viagens unindo o Recife à Europa. Em 1936, veio a ser substituído por outro dirigível, o Hindenburg, que possuía 804 pés de comprimento; 76 pés menos do que o transatlântico Titanic e 228 pés maior do que um boeing 747. Este último realizou sete viagens ao Brasil, antes do acidente que o destruiu, em 1937, ao pousar em Lakehurst, no estado norte-americano de New Jersey. – Um pé correspondente a 12 polegadas e equivalente, no sistema métrico decimal, a aprox. 30,48 cm. 

A primeira travessia aérea do Atlântico Sul veio a ser realizada pelos aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que saídos de Lisboa a bordo do hidroavião “Lusitânia”, em 3 de março de 1922, pousaram na bacia do Capibaribe, em 5 de junho daquele ano. Para comemorar o feito, fez-se erguer um grande monumento em mármore aos dois aviadores portugueses, esculpido por “Santos e Simões – estatuários” e foi ofertado pelos portugueses residentes em Pernambuco. A sua inauguração aconteceu, em 1927, sendo instalado no Cais Martins de Barros. 

Os primeiros brasileiros a cruzar o Atlântico Sul foram João Ribeiro de Barros (comandante), Newton Braga, João Negrão e Vasco Cinqüini, que, a bordo do hidroavião Jahú, fizeram o voo histórico Gênova-São Paulo, escalando no Recife em cinco de junho de 1927, amerissando na bacia do porto, sendo recebidos com grandes festas. No mesmo ano, comércio da Encruzilhada, a fim de assinalar o feito, mandou erguer uma coluna de oito metros de altura, encimada por uma águia pousada sobre o globo terrestre, com a inscrição: “Raid Gênova-Santos. À heroica tripulação do Jahú, homenagem do povo da Encruzilhada. Recife, 25 de setembro de 1927”. (¹) 

A correspondência aérea entre o Recife, o Rio de Janeiro e Buenos Aires, veio a ter início a 7 de março de 1927, através da Companhia Latecoére, depois denominada de Aeropostale, que veio a ser o embrião da Air France. 

Na bacia do Pina-Santa Rita passaram também a amerissar os hidroaviões da Condor-Lufhansa e da Panair-Panamerican. 

O primeiro aeroporto do Recife só veio a surgir, anos depois com os aviões utilizando a pista de areia do campo do Ibura, particularmente os pertencentes à aviação militar, ao Correio Aéreo Nacional e a LATI – Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas, a “Ala Litoria”. Esta última veio contribuir para a construção de uma pista em concreto, a fim de pousar os trimotores Savoia-Marchetti-83, na ligação Roma-Rio de Janeiro. 

Com a criação da Força Aérea Brasileira, fez-se necessário a implantação da Base Aérea do Recife, por força do Decreto n.º 3459, de 24 de julho de 1941, seguindo-se da 2ª Zona Aérea, em 25 de outubro de 1941, formando assim um complexo militar de grande importância quando do segundo conflito mundial.(²)

As comunicações via-aérea com a Europa e a América do Norte vêm ganhar impulso após 1942, quando os Estados Unidos declaram guerra à Alemanha, em 22 de agosto daquele ano. 

O Recife possuía, então, uma população de 348.424 habitantes, passando assim a abrigar as bases militares norte-americanas. Na Base Aérea do Ibura aterrissavam os catalinas e as chamadas fortalezas-voadoras (B 29), enquanto no seu porto permaneciam ancorados modernos porta-aviões, cruzadores e destroiers das forças aliadas. 

As comunicações por via aérea do Recife para a Europa e a América do Norte vêm ganhar impulso após 1942, quando os Estados Unidos declaram guerra à Alemanha, em 22 de agosto daquele ano. Terminada a guerra, em 9 de maio de 1945, a Base Aérea do Recife passa, também, a servir de pouso obrigatório às aeronaves civis, oriundas da Europa, até a construção do moderno Aeroporto Internacional dos Guararapes, inaugurado em 18 de junho de 1958, pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira. 

O Aeroporto dos Guararapes vem a ser totalmente modificado, com novas instalações e aumento de sua pista para 3.500 metros, em 10 de novembro de 1982, a fim de atender à demanda dos modernos aviões – Jumbo, DC 10, Airbus. Após 18 anos de utilização, a pista foi ampliada e está sendo construída uma nova estação de passageiros. O aeroporto do Recife tem a denominação de Guararapes em virtude das duas batalhas (1648 e 1649) travadas nas colinas vizinhas. O sucesso obtido pelas tropas luso-brasileiras veio selar, de forma definitiva, a reconquista do território ocupado pelos holandeses entre 1630 e 1654. 

Nota: o texto acima foi colhido de http://www.diariodepernambuco.com.br, pela comemoração, em 19/05/2015, dos 85 anos da  primeira chegada do "Graf Zeppelin" ao Recife, Pernambuco, em matéria de Leonardo Dantas Silva. 
Fonte da imagem: diariodepernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário