segunda-feira, 13 de abril de 2015

Criatividade e natureza lado a lado

Fonte da imagem: www.purebreak.com.br
 A criatividade do artista, notadamente o de rua, que é livre no cenário de espaços ilimitados, alcança resultados inimagináveis. Este grafite representa fielmente por aonde caminha a imaginação solta do grafiteiro.
A natureza se faz presente de forma pujante, participando como se fosse a cabeleira vasta do retratado. Cabeleira, vamos e venhamos, desgrenhada, e, acima de tudo, afinada com as ideias irreverentes. Modernidade pura!
O grande barato está na ocultação do tronco da árvore, que ficou camuflado pelo muro, passando o sentimento de que a copa está solta, apenas ornamentando o rosto marcante e ousado. Bela concepção!
A pintura do rosto do homem carrega um tanto de arte asteca, outro tanto de coisa alguma, mas o conjunto é perfeitamente harmônico. Seja o que for!... No mínimo, houve preocupação em dar cor. O que ficou bonito!
Para terminar a análise do grafite, vale comentar que a coloração dos olhos foi bem pensada. Em cor clara, esverdeada, conferem um bom efeito, no contraste com a pele escura do homem. A combinação olhos com o tipo de pele permite, até, que pensemos em um cidadão de origem estrangeira. Uma junção, por uma dessas estripulias da vida, de mãe francesa com pai mouro, quem sabe?!
Grafite é arte! Não pode haver dúvida. O artista, que não conseguimos identificar, mas recebe a nossa homenagem da mesma forma, esbanjou o espírito observador e o senso de oportunidade. Sacada semelhante surge de tempos em tempos, muito espaçadamente. Praticamente, foi inspiração única, talvez do divino.
Deve ser confessado que gostaríamos de ser vizinhos desta obra. Já imaginaram a satisfação de termos à frente, permanentemente, a magnífica figura? Bom por demais!

Alfredo Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário